Nesta unidade do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs, trataremos como a profusão de formas de comunicação pode fazer parte de nosso trabalho na escola. Será que as novas tecnologias podem servir de auxílio no processo de ensino? Será que atrapalham? Como devemos usar essas coisas? Devemos lançar mão de produtos prontos para ilustrar os conceitos ou será que devemos aprender e ensinar a produzir com esses meios na escola? Caberá a cada um de vocês responder a essas perguntas, segundo suas necessidades e possibilidades. O que faremos, então, nesta unidade, é explorar, analisar e experimentar algumas possibilidades de incorporar esses meios ao trabalho pedagógico.
Contextualização
Trabalhamos com os temas internet e hipertextos na Unidade II. Nela, chegamos a mencionar o conceito de hipermídia, como hiperdocumentos que contêm outros meios de comunicação além do estritamente textual. O termo multimídia, que há algum tempo está presente, tem a mesma raiz que hipermídia: são produtos que incluem mais de um tipo de meio de comunicação, como textos, sons, imagens paradas ou em movimento, etc.
Na verdade, convivemos com elementos multimídia há muito tempo, mesmo sem termos nos dado conta disso. A televisão e o cinema são intrinsecamente produções multimídia, que reúnem várias formas de comunicação, tais como som, imagens paradas e/ou em movimento e textos.
Antes de apresentarmos as possibilidades de uso das multimídias na educação, vamos analisar o impacto das possibilidades que as tecnologias digitais trazem nas artes. Com o avanço tecnológico, ficou muito fácil produzir obras de artes diferenciadas; atualmente, é possível integrar várias formas de expressão de maneira inusitada. Há, por exemplo, obras que juntam a literatura, a dança, a música, o vídeo, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário