terça-feira, 6 de dezembro de 2011

UNIDADE 4 - Aula 02


Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas
Continuando nossos estudos sobre mídia e educação, vamos, agora, analisar o panorama do uso das mídias nas nossas escolas. Para isso, realizaremos, na próxima atividade, a leitura do texto de Silvio Pereira da Costa  Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis.
Esse texto, como indica o seu nome, relata uma pesquisa de campo sobre o contexto do uso da mídia nas escolas da cidade de Florianópolis. O autor discute, primeiramente, qual a importância do uso das mídias digitais na educação; e, em seguida, é apresentada uma possível abordagem curricular para o trabalho de mídia-educação escolar.

 Atividade 
       Ao ler o texto, vá anotando as questões e aspectos que mais lhe chamarem a atenção. Enquanto vai conhecendo a análise e os relatos das experiências que Silvio Costa observou, busque refletir a respeito daquelas experiências que você conhece. Que tal tentar imaginar o que Silvio Costa diria a respeito de uma experiência que você presenciou ou viveu?
           Agora, vá até o seu blog pessoal e faça o relato de uma experiência de uso da mídia na educação que você conhece, incluindo, se possível, uma breve análise do grupo sobre esta experiência descrita – similar às realizadas por Silvio P. Costa.
Procure conhecer os relatos similares nos blogs de alguns de seus colegas; comente-os se achar necessário.
           O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação precisam desbravar. Afinal, sabemos o poder da mídia. Sentimos esse poder nas nossas vidas. Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. Como diz Maria Luiza Belloni (2001), as imagens da mídia penetram nossa realidade, transformando-a, dando-lhe forma.
           No que concerne a essa questão, Maria Isabel Orofino nos ajuda, também, a
entender o papel da escola nesse contexto. Segundo ela, a escola não escapa da influência decisiva da mídia, mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a construção das identidades individuais para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro de “muitas culturas, seja aquela de bagagem pessoal e da identidade dos diferentes alunos, alunas e professores, seja a cultura erudita que nela é ensinada, ou, ainda, a cultura popular regional do local onde a escola está situada” (OROFINO, 2005, p.40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário