sexta-feira, 9 de setembro de 2011

UNIDADE 1 - Aula 02

Identidade do professor
Quem sou como professor? Esta questão, provavelmente, fez você rever algumas de suas características, preocupações, ideais e expectativas diante das novas demandas da sociedade atual.
Além disso, na atividade realizada, você teve a oportunidade de conhecer as reflexões de alguns colegas de turma sobre o assunto e pôde perceber que existem semelhanças e diversidades.

No contexto atual o professor precisa:

  • ter domínio do conteúdo de sua área;
  • entender os processos de aprendizagem dos alunos;
  • saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
  • conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;
  • entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.

Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida. 

Leituras:

Atividades:
Após as leituras propostas para essa aula, reflita as questões abaixo. Em seguida, envie suas considerações aos colegas e ao professor (via email).
 - Como sou como aprendiz diante de uma situação inovadora?
 - A prática me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso saber?
 - Como lido com as inovações que chegam às escolas?

 - O que será que a tecnologia oferece de novo?
 - Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?
 - Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos? E para o seu dia-a-dia como professor?



Para a próxima aula:
Assista o vídeo de Ladislau Dowbor - Educação e Tecnologia

Reflita sobre o seguinte trecho:

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.  A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.
(Dowbor, L., 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário