Identidade do professor
Quem sou como professor? Esta questão, provavelmente, fez você rever algumas de suas características, preocupações, ideais e expectativas diante das novas demandas da sociedade atual.
Além disso, na atividade realizada, você teve a oportunidade de conhecer as reflexões de alguns colegas de turma sobre o assunto e pôde perceber que existem semelhanças e diversidades.
Além disso, na atividade realizada, você teve a oportunidade de conhecer as reflexões de alguns colegas de turma sobre o assunto e pôde perceber que existem semelhanças e diversidades.
- ter domínio do conteúdo de sua área;
- entender os processos de aprendizagem dos alunos;
- saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
- conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;
- entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.
Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Leituras:
Atividades:
Após as leituras propostas para essa aula, reflita as questões abaixo. Em seguida, envie suas considerações aos colegas e ao professor (via email).
- Como sou como aprendiz diante de uma situação inovadora?
- A prática me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso saber?
- Como lido com as inovações que chegam às escolas?
- O que será que a tecnologia oferece de novo?
- Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?
- Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos? E para o seu dia-a-dia como professor?
- A prática me faz rever aquilo que sei e aquilo que preciso saber?
- Como lido com as inovações que chegam às escolas?
- O que será que a tecnologia oferece de novo?
- Será necessário mudar a prática pedagógica em função da tecnologia?
- Quais contribuições a tecnologia pode trazer para a aprendizagem dos alunos? E para o seu dia-a-dia como professor?
Para a próxima aula:
Assista o vídeo de Ladislau Dowbor - Educação e Tecnologia
Reflita sobre o seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)
(Dowbor, L., 2001)
Nenhum comentário:
Postar um comentário